Estreia do filme sobre o Presidente que escrevia romances eróticos

0

Acaba de chegar às salas de cinema um pedaço da vida de Manuel Teixeira Gomes, o sétimo Presidente da Primeira República Portuguesa. O filme “Zeus” retrata as aventuras de um homem reformista, apaixonado pela cultura mediterranica, escritor de vanguardistas novelas eróticas, amante de corpos de homens e mulheres, que abandonou a Presidência em 1925 e nunca mais voltou.

“Zeus” teve uma exibição especial esta quinta-feira, dia 5, na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, e contou com a presença do elenco, do realizador e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Manuel Teixeira Gomes, nasceu em Portimão, diante do mar, numa cultura muito árabe. No começo do século XX, é um talentoso escritor, muito sensual na sua prosa e muito livre no seus temas quase sempre eróticos.

Em 1923, é eleito Presidente da República. O filme começa nesses anos agitados: a ascensão do fascismo é o contexto dramático das iniciativas de Gomes que, apesar das constantes revoltas militares, consegue formar governos reformistas.

Com as nuvens do fascismo a desenharem-se no horizonte, o Presidente da República, pressentia que o poder iria parar às mãos dos militares e não queria ficar na história como o homem que o entregou.

Aos 65 anos, virou tudo do avesso. Queria “caminhar para a vida com todos os sentidos despertos” e sentia que aquele país soturno e corroído pela inveja o travava. Partiu no primeiro navio que conseguiu, dias depois de se demitir. É um cargueiro, chama-se Zeus e parte só com um passageiro para o Norte de África. Para sempre.

“É incrível como ele não é conhecido. É uma vida tão aventurosa, é uma personalidade tão marcante, pelos gestos que fez, pela carreira – foi vice-presidente da Sociedade das Nações, antecessora da ONU, foi Presidente da República, foi um grande escritor –, e as pessoas não o conhecem”, contou o realizador Paulo Filipe Monteiro, que desenterrou esta história das areias do Magrebe.

©starsonline®

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here