Nuno Graciano, apresentador da CMTV, foi há bem pouco tempo apresentador da Gala dos Bombeiros Profissionais, tendo admitido na altura uma grande admiração pelos Bombeiros, confessando mesmo visitar muitas vezes com o seu filho a corporação da sua área de residência onde tinha muitos amigos.
No entanto, ontem no decorrer de um Directo da CMTV Nuno Graciano (ver vídeo abaixo), criticou alegadamente a acção dos Bombeiros no incêndio de Cascais o que causou alguma revolta numa bombeira da Lourinhã que escreveu no seu Facebook o seguinte texto:
“Pois bem, dia 21/7/2015, por volta das 17H30 talvez, num momento de cabeça quente, após ouvir em directo na CMTV as palavras do repórter, ou apresentador Nuno Graciano, que subtilmente criticou o trabalho dos bombeiros, “proferi” palavras talvez um quanto agressivas.
Agora, depois de arrefecer e ter descontraído, venho igualmente, de uma forma subtil, dizer o seguinte:
Sr. Nuno Graciano,
Vamos então por partes, estava nervoso e acompanhado pelos seus filhos e outros moradores, alguns deles com dificuldades, que tentavam ajudar-se uns aos outros… certo… não faziam mais nada do que a vossa obrigação em ajudarem-se porque assim deve se viver em sociedade e caso não saiba, fica a saber, que protecção civil somos todos nós… questiono, fez o seu papel como protector civil?
Outra questão, se sentia que estava em perigo, porque se manteve no local, com os seus filhos e a filmar?
A GNR ajudou a retirar pessoas? Fez muito bem, também eles são protecção civil e muito bem cumpriram o seu papel! A isso chama-se trabalho em equipa!
Depois, impressionou-se com o tempo que os bombeiros levaram para chegar ao local, estavam noutros locais e não ali, que demoraram a desenrolar mangueiras… Meu querido, os bombeiros não possuem ainda nenhum portal que os tele – transporte para todos os pontos que ardem, prontamente equipados para caírem num local e começarem a combater… eles têm que se deslocar nos veículos que não andam a 200 kms/h, o material tem que ser montado e têm que coordenar-se à chegada ao local, para definir estratégias… não são deuses omnipotentes nem omnipresentes!
O seu amigo, campeão de vela, que conhece o vento como ninguém, deve ainda saber que o vento é o elemento mais traiçoeiro, mudando constantemente de direcção e intensidade e fico feliz pelo seu grande conhecimento não ter resultado no que tomou como certo acontecer, não tendo o fogo chegado a nenhuma casa.
Quanto às suas ultimas palavras, a demora dos bombeiros foi causadora das chamas estarem a por em perigo a sua casa? Não meu querido, o motivo foi porque decerto ou alguém foi negligente ou alguém foi criminoso ao atear as chamas.
Para terminar, Sr. Nuno Graciano, os bombeiros falham? Falham sim senhor! Mas falham a tentar dar o seu melhor por quem não conhecem… e às vez o seu melhor são as suas vidas…
Muitos podem já ter-se esquecido, mas eu não esqueço… e pelo menos duas das corporações que combateram hoje nesse incêndio, perderam cada um, ainda há bem pouco tempo, um operacional. E para que tal como hoje, o Nuno pudesse estar com os seus filhos, um desses operacionais era uma mãe, e ela, tal como muitos outros que deixam seus filhos, deixou a sua filha para trás, para ajudar outras famílias!
Não sei se se recorda mas essa mãe não voltou, para ter a sorte que o Nuno vai ter, em ver os seus filhos crescer.
Podem dizer-me as vezes que quiserem, “Ignora certas palavras, não vale a pena”… “Ai, foi em momento de aflição… “
Não posso ignorar, porque também os bombeiros sentem medo e aflição quando a pele queima, quando as botas derretem, quando não conseguem respirar com tanto fumo e tanto calor, quando passam sede e fome enquanto combatem durante horas, quando não sabem se vão voltar a ver os seus filhos, as suas famílias, os seus amigos… e sabe Sr. Nuno, não é por isso que não deixam de lutar e proteger o que não é deles e quem não conhecem.Os bombeiros não precisam que os ponham num pedestal, não precisam que lhes chamem de heróis, precisam sim, que a população os respeite, os ajude e os incentive a continuarem a cumprir, de corpo e alma a missão a que se entregaram.
Cumprimentos desta mulher bombeiro e mãe
Ci Infinity
P.S. – As melhoras dos colegas que se feriram no combate de hoje, felizmente desta vez, não foi grave.“
Na foto: Nuno Graciano e Bárbara Elias com as filhas no lançamento da nova boneca Nancy, Centro Colombo, 09.11.2013