O actor egípcio Omar Sharif, que fez filmes como “Lawrence da Arábia” e “Doutor Jivago”, morreu esta sexta-feira, dia 10, aos 83 anos, segundo informações do site da BBC.
“Omar sofreu um ataque cardíaco esta manhã num hospital no Cairo”, disse o seu empresário, Steve Kenis, à BBC.
Já em Maio deste ano, o empresário do actor tinha confirmado que ele estava com Alzheimer. “Presentemente está a morar no Egito aos cuidados do seu filho Tarek”, afirmou, na altura.
Sharif, nascido em Alexandria, no Egito, foi uma das maiores estrelas de cinema na década de 1960 e o primeiro actor árabe a ganhar fama internacional, tendo sido nomeado a um Oscar de melhor actor secundário pelo seu papel no filme “Lawrence da Arábia”, de 1962, com Peter O’Toole. Foi vencedor de dois Globos de Ouro.
Com o sucesso de “Lawrence da Arábia”, Sharif fez três filmes em 1964, incluindo “Behold a Pale Horse” e “Yellow Rolls-Royce”, e três em 1965, incluindo o seu primeiro papel principal numa produção de língua inglesa, com o personagem-título de “Doutor Jivago”.
Nos anos 60, ele também protagonizou “Mackenna’s Gold”, com Gregory Peck e Telly Savalas, e a trágica história de amor “Mayerling”, no qual fez par romântico com Catherine Deneuve.
Na década de 1980, Sharif voltou esporadicamente ao cinema egípcio. Em 2004, ganhou o prémio Cesar de melhor actor, o equivalente francês ao Oscar, pelo seu papel no filme francês “Uma amizade sem fronteiras”.
Na foto: Omar Sharif no filme Doutor Jivago (1965), com Julie Christie (Foto: Divulgação/Warner)
©starsonline®