Após três anos de pausa, Lourenço Ortigão falou com o StarsOnline como é voltar às novelas.
Agora como protagonista da nova aposta da SIC, falou também sobre o papel ousado na série O Clube, bem como vários outros projetos, assim como da lenta recuperação do acidente de moto. Saiba tudo.
Lourenço Ortigão é um dos rostos mais conhecidos da representação nacional. E aproveitando a grande popularidade do ator junto do público, a SIC tem-no requisitado recorrentemente para integrar alguns dos seus projetos mais emblemáticos. O Clube é um projeto de ficção nacional exibido na plataforma pay per view da OPTO. Comparativamente com outras produções, as séries são dos formatos prediletos para Lourenço Ortigão, como reconhece: “Gosto porque é mais cuidado. Apesar de terem sido rápidas as rodagens, esta questão do COVID não ajudou nada e acarretou alguns imprevistos e atrasos. Penso que o resultado final foi excelente e a imagem é espetacular.” Quando a fazer as cenas de nús em “O Clube”, não foi algo que apoquentasse o ator. “Mal seria que tivesse constrangimentos nesta fase da vida. Já ultrapassei essa questão e sou muito descontraído em relação a isso. Claro que se for nudez gratuita, tenho uma certa resistência. Mas, se houver uma certa consistência dramaturgica por detrás, faz sentido. Quando abraçamos as personagens sabemos para o que é que vamos. Faz-me mais complicação não treinar há seis meses e fazer essas cenas, porque me sinto mais exposto.”, desmistifica.
“Estou entusiasmado de voltar às novelas…”
Um dos temas que tem dominado as atenções do público é o regresso de Lourenço Ortigão às novelas. Após uma longa pausa de três anos, está de volta em grande, sendo o protagonista central num elenco de luxo, onde pontuam nomes sonantes como Alexandra Lencastre, Dalila Carmo, Luís Esparteiro, Rita Blanco, Diogo Amaral, entre tantos outros. “Há ainda mais atores conhecidos. Aqui farei par com a Filipa Areosa, da qual sou amigo e nos conhecemos há muitos anos. Quanto à minha personagem não posso adiantar muito, pois estamos no início dos ensaios. Também é verdade que não faço novelas há três anos e é lógico ir para a SIC podendo dar a cara pelo projeto. Não nego que sempre quis diversificar e tive a sorte de poder fazer muitas séries”, conta. Por falar em séries e apesar de estar envolvido num projeto tão exigente como a novela, Lourenço confirma que existem planos para integrar outras destas produções de ficção nacional e outras novidades, desvenda: “Há possibilidade para isso, mas sempre disse nunca deixaria de fazer aquilo que me trouxe até onde estou hoje (novelas). É a primeira vez que estou a trabalhar com a SP e está a mostrar-me os cantos todos e a tratar-me muito bem. E, segundo o que já deu para perceber, esta será uma novela mais simples, sem tanto drama ou peso da complexidade na trama. Penso que as pessoas procuram essa leveza argumentativa.”
“Não voltei a andar de moto e não sei se voltarei.”
Quando à sua recuperação física do acidente que sofreu há uns meses, Lourenço revela que ainda vai ser demorada, apesar de já ter planos, mas necessitam que esteja bem fisicamente, como nos contou: “Vai demorar algum tempo. Até ao final do ano vou começar a correr aos poucos. Tenho planeado fazer uma mini-maratona… mas devagarinho. Tenho de saber se posso e o médico me autoriza.” Já quanto a voltar a andar de mota, esse é um assunto que parece ter os seus dias contados. “Não voltei a andar de moto e não sei se voltarei. Não é que tenha medo, mas tenho respeito pelo imprevisível. Não ando porque fui aconselhado a não o fazer. Não me posso dar ao luxo de ter mais um acidente.”
“Não tenho nenhuma pretensão em ser apresentador.”
Apesar de ter o seu tempo muito preenchido, Lourenço tem ainda outros projetos fora da representação, lembra: “A minha vida também tem que me permitir conciliar com, não digo só o restaurante como os gelados, entre outras coisas. Fiz um filme com o Cerdeira e fiz agora um outro. Houve aí uma onda de notícias que diziam que estava desagradado com apresentador. Isso não é verdade. Sou uma pessoa de desafios e, se fizer sentido, sou o primeiro a avaliá-los. Não tenho nenhuma pretensão de ser apresentador, pois sou ator e sempre me foquei nessa área, mas se o projeto fizer sentido, for interessante e houver essa oportunidade… não descarto essa possibilidade. Se me desafiarem a sair da minha zona de conforto…”
©starsonline®texto: Eduardo César Sobral