“São Jorge”: O filme que retrata a crise financeira em Portugal durante a troika

1

Um murro no estômago, este filme de Marco Martins, que conta com Nuno Lopes no principal papel e chega hoje, dia 9, aos cinemas.

Em finais de 2011, Portugal estava mergulhado na crise. Depois da chegada da troika, “desemprego”, “dívidas” ou “austeridade” foram palavras que entraram no vocabulário do dia-a-dia dos portugueses.

É nesta altura que se passa “São Jorge”, o novo filme de Marco Martins, com Nuno Lopes no principal papel, que lhe valeu o Prémio de Melhor Ator da Secção Horizontes do Festival Internacional de Cinema de Veneza.

A personagem interpretada por Nuno Lopes, Jorge, é um lutador de boxe desempregado em risco de perder o filho e a mulher, pois esta quer voltar para o Brasil, de onde é natural.

Jorge aceita um emprego numa empresa de cobrança de dívidas. Neste trabalho, a personagem principal usa o seu corpo para intimidar quem se encontra em situações desesperadas similares à sua condição.

“O filme é sobre uma realidade que toda a gente conhece. Não há ninguém que não tenha um familiar que tenha emigrado por causa da crise ou tenha sido despedido. Toda gente sabe do que é que estamos a falar e depois é sobre uma história universal de amor de um pai por um filho”, disse Nuno Lopes.

©starsonline®

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here