Revelados os países das semifinais do Festival Eurovisão da Canção 2018

0

Foram hoje revelados, durante o sorteio das semifinais, quais os países que participam em cada uma das semifinais do Festival Eurovisão da Canção 2018. A cerimónia, realizada hoje no Salão Nobre dos Paços do Concelho, assinalou também a passagem de testemunho de Kiev à cidade de Lisboa.

O aguardado sorteio foi apresentado por Filomena Cautela e Sílvia Alberto, duas das apresentadoras do Festival Eurovisão da Canção 2018. Os países automaticamente qualificados para a Grande Final (França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido e o país anfitrião Portugal) ficaram a saber em que dia poderão votar nos outros concorrentes. O sorteio determinou que Portugal irá votar na 1ª semifinal, juntamente com Espanha e Reino Unido, enquanto Itália, França e Alemanha votarão na 2ª semifinal.

Os restantes 37 países a concurso ficaram a saber em que dia irão atuar. O sorteio foi supervisionado por Jon Ola Sand, Eurovision Executive Supervisor, por Thomas Niedermeyer, Director of International Project Managment da digame, parceiro de televoto da Eurovisão, e por João Nuno Nogueira, Executive Producer of Eurovision Song Contest 2018.

Na cerimónia de passagem de testemunho, o Presidente da Câmara Municipal de Kiev, Vitali Klitschko, representou a cidade anfitriã de 2017 e passou a insígnia do Festival Eurovisão da Canção a Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, assinalando assim oficialmente Lisboa como a nova cidade anfitriã do concurso musical.

O sorteio ditou o seguinte alinhamento para as semifinais:

Semifinal 1 (Realiza-se a 8 de maio e será transmitida em direto na RTP1)

Primeira ParteSegunda Parte
BielorrússiaSuíça
BulgáriaFinlândia
LituâniaÁustria
AlbâniaIrlanda
República ChecaArménia
BélgicaChipre
IslândiaCroácia
AzerbeijãoGrécia
IsraelRepública da Macedónia
Estónia 

Semifinal 2 (Realiza-se a 10 de maio e será transmitida em direto na RTP1)

Primeira ParteSegunda Parte
RússiaMontenegro
SérviaSuécia
DinamarcaHungria
RoméniaMalta
AustráliaLetónia
NoruegaGeórgia
MoldáviaPolónia
San MarinoEslovénia
HolandaUcrânia
  

A cerimónia de sorteio das semifinais teve transmissão em direto na RTP1, e através de live streaming na RTP Play e no site da Eurovisão, em Eurovision.tv.

A partir de amanhã, dia 30 de janeiro, estarão à venda os bilhetes para os 6 espetáculos que compõem as semifinais do Festival Eurovisão da Canção 2018. Os bilhetes estarão disponíveis a partir das 10h00, no site oficial BlueTicket, em www.blueticket.pt, e nos locais habituais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here