O mundo digital da ficção científica de Luís Buchinho

0

Para o Inverno de 2018, Luís Buchinho apresenta a colecção “Night Drive”.
A atracção pelo futurismo das imagens computadorizadas e pela estética computacional do final dos anos 60, desenvolvida a partir das experiências formais da cientista e artista plástica Lillian Schwarz em animação computadorizada inspiraram a criação dos prints.
A pixelização gerada pelo ritmo da música sintetizada e a abstracção gráfica daí decorrente motivaram o desenho dos padrões.
O universo em que Denis Villeneuve retrata o quotidiano de um Blade Runner em 2049 teve um grande impacto na selecção dos materiais e das silhuetas. A atmosfera crua, simultaneamente futurista e realista do filme, remete para as capacidades protectoras do vestuário e para a sua utilidade.
Os materiais são resistentes, as formas protectoras e indutoras de mobilidade. Pormenores como mangas raglan, cinturas definidas e sublinhadas, punhos e ombros alongados em ribs canelados, escapulários compridos que cobrem toda a zona do peito, bolsos de chapa amplos e acolchoados matelassée sublinham essas intenções.
Na paleta domina o preto em diferentes tons, brilhos e opacidades. Há uma presença significativa do azul primário, do verde azeitona muito escuro e do laranja puro. O multicolorido ponteado dos estampados remete para a pixelização das imagens computadorizadas e imprime ritmo às peças.
“Night Drive” é um passeio noite dentro pelas cidades sintéticas do mundo digital da ficção científica.

©Paulo Fernandes/starsonline®

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here