Gala “Prémio Autores” 2012

0

Gala “Prémio Autores” 2012 premeia autores portugueses

Apresentada por Catarina Furtado, decorreu ontem, no CCB a III Gala Autores organizada pela Sociedade Portuguesa de Autores e transmitida em direto pela RTP1, RTP África e RTP Internacional. Esta cerimónia, única no mundo inteiro, visa premiar os autores portugueses que mais se distinguiram nas seguintes áreas: Cinema, Artes Visuais, Dança, Rádio, Música, Literatura, Teatro e Televisão.

Antes do início do grande espetáculo, o Starsonline falou com alguns nomeados e pode perceber que o sentimento era comum, ou seja, todos eles gostariam de levar o prémio para casa mas o grande prémio já o tinham recebido quando receberam a notícia da nomeação.

Nuno Melo, nomeado para a categoria de melhor ator de cinema pelo seu papel no filme “O Barão” era dos mais descontraídos: “Fiquei contente com a nomeação” – revelou o ator que fez questão de referir que o papel que interpretou no filme é “ um trabalho que qualquer ator gostaria de fazer e eu tentei fazer o melhor possível”. Quanto à possibilidade de poder levar o galardão para casa Nuno Melo foi perentório  – “se uma pessoa cá está é porque de alguma forma está à espera mas não quero alimentar esse tipo de competição” – afirmou.

Ana Guiomar, que recentemente deu uma entrevista ao Starsonline foi apanhada de surpresa com esta nomeação, para melhor atriz de teatro, logo no seu primeiro papel, mas não foi motivo para deixar a jovem atriz nervosa: “não estou nada nervosa, por acaso até estou bem tranquila, acho que vai ser uma noite muito boa. As três pessoas que estão nomeadas, onde eu me incluo, estão todas de parabéns e que vença a melhor” – afirmou a atriz que não acredita que acabou mesmo por não levar o prémio para casa, que foi entregue a Luísa Cruz pelo seu papel na peça “A Varanda”.

Nomeada na categoria de Literatura, Melhor Livro Infanto-Juvenil, com a colecção “Mariana e Manuel numa curva do Caminho”, que escreve em conjunto com Margarida da Fonseca Santos, Maria João Lopo de Carvalho era uma das mais entusiasmadas da noite: “estou aos pulos, estou enervadíssima, claro que gostava de levar o prémio para casa, mas o facto de já estarmos nomeadas… Já ganhámos” – afirmou a escritora que garante eu o facto de dizerem que os adolescentes não leem é mentira, pois garante, “leem quando gostam, e o desafio é escrever coisas que eles gostem de ler”.

Rita Blanco, nomeada para a categoria de melhor atriz de cinema pela sua participação no filme “Sangue do meu Sangue” relativizou o valor do prémio, dando mais destaque à esperança que tem na cultura em Portugal – “é sempre agradável uma pessoa ser reconhecida, o que quer que seja que isso queira dizer, um prémio tem o valor que tem, mas eventualmente tem haver com o esforço que nós fizemos. Porém eu estou é esperançosa que o nosso país melhore, que a lei do cinema seja aprovada, que a cultura não acabe em Portugal, é essa a minha única esperança” – revelou a experiente atriz.

Para além dos nomeados nas várias categorias, muitas foram as figuras ligadas às áreas premiadas que quiseram estar presentes neste espetáculo, como foi o caso de Anabela Teixeira, vestida por Malene Birger. A Vice-presidente da Academia Portuguesa de Cinema fez-se acompanhar por Paulo Trancoso, presidente da mesma instituição, que está neste momento a organizar os Prémios Sofia, a serem entregues em Setembro, que visam premiar o que de melhor se faz na área do cinema. Quanto à gala SPA, Anabela considera-a “importante porque premeia os nossos autores, os nossos artistas, os nossos criadores, e isso é maravilhoso” – revelou a atriz.

Ana Brito e Cunha também esteve presente na gala, com um elegante num vestido rosa de Purificacion Garcia e fez questão de referir que é sempre positivo existirem iniciativas como esta -“É muito bom ver que os nossos artistas são homenageados e estou com grandes expectativas pois é a primeira vez que venho a uma gala do prémio autores” – revelou.

© pt-starsonline

 

Veja a Galeria de Imagens

(clique numa imagem para ampliar)

{gallery}Eventos/spa{/gallery}

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here