Estreia hoje “Fátima”, o filme de João Canijo sobre os caminhos da fé

0

O novo filme de João Canijo, “Fátima”, com estreia marcada para hoje, dia 27, acompanha 11 mulheres que vão em peregrinação de Vinhais, em Bragança, até Fátima percorrendo mais de 400 quilómetros. É a mais longa peregrinação a pé de Portugal até ao santuário.

Em “Fátima” entram as atrizes Rita Blanco, Anabela Moreira, Cleia Almeida, Vera Barreto, Teresa Madruga, Ana Bustorff, Teresa Tavares, Alexandra Rosa, Íris Macedo, Sara Norte e Márcia Breia.

“Não começou por ser um filme sobre a crença, mas sobre as relações de grupo. E as relações de grupo entre mulheres parecem-me muito mais interessantes do que com homens à mistura”, explicou João Canijo.

Apesar de “Fátima” ter uma base documental, o realizador alerta: “Foi tudo absolutamente estudado. (…) Portanto, confunde-se, como em tudo, a personagem com a ‘persona’, mas isso é sempre assim. Os atores nunca saem de si próprios, não se transformam em mais ninguém. E essa confusão também me agrada bastante”.

No final do ano deverá estrear-se na RTP uma série a partir das filmagens e que, segundo João Canijo, tem mais desenvolvimentos ficcionais de cada uma das personagens.

©starsonline®

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta