Entrevista a Inês Folque

0

Inês Folque, gestora de formação, divide-se entre o papel de actriz – na 7ªa série dos Morangos com Açúcar foi a Rita – e o de apresentadora – dá a cara pelo programa Factor K, na SIC K. Nela cabem duas pessoas distintas: a Inês-actriz e a Inês-apresentadora. “A actriz experimenta várias vidas, a apresentadora dá um bocadinho dela própria aos outros”.

Inês não sabe qual prefere ser, apenas sabe que quer ser bem sucedida nas duas. O curso, esse foi o “plano B”, caso “alguma coisa corresse mal”.

1. Cara da SIC K há vários anos por estar à frente do ‘Factor K’, foi neste canal que te estreaste como apresentadora. Qual é o balanço que fazes destes anos no programa? Como é trabalhar para os espectadores mais novos?

É um balanço muito positivo. Cresci com o canal, tanto profissional como pessoalmente, foram quase 6 anos de muita aprendizagem, comecei por fazer apenas pivots e acabo estes quase 6 anos a fazer parte de todo o processo do programa. Tive oportunidade de experimentar vários formatos num só programa e isso também me deu uma noção mais abrangente de ser apresentadora. O público mais novo é espectacular, além de muito genuínos, são muito fieis.

2. Integras agora o elenco de repórteres do programa ‘E-Especial’ acumulando o trabalho que tens desenvolvido no canal dirigido aos mais novos. Que diferenças encontras? 

É tudo diferente, falo para outros públicos, também continuo a ter um público infantil, por causa do horário e do tema do programa, mas entrei no público adulto, onde a postura, apesar de descontraída, porque o programa assim o exige, tem de ser um bocadinho mais séria, além de que o nosso trabalho do e-especial não acaba nas reportagens, existe um trabalho de acompanhamento de todas as peças que fazemos sendo que comecei a trabalhar em áreas que desconhecia totalmente.

3. Nasceste em Barcelona, filha de mãe espanhola e pai português. Como é a tua relação com o país? Tens o melhor dos dois mundos?

Tenho o melhor dos dois mundos sem dúvida, sobretudo porque adoro Espanha, sou apaixonada por Barcelona e Madrid e metade da minha família é de lá! A minha mãe sempre fez questão de manter Espanha muito presente na nossa vida.

4. Foi por isso relativamente fácil para ti dar vida a Mercedes, personagem espanhola, da novela Jardins Proibidos?

Uma personagem nova dá sempre algum trabalho, deve ser preparada, estudada e cuidada, eu tentei fazer isso da melhor forma com a minha Mercedes, mas houve algumas coisas que foram relativamente fáceis de chegar, pois limitei me a observar muito a minha mãe e a pensar na forma de estar e de ser das minhas amigas espanholas.

5. Gostarias de conciliar a apresentação com a representação? Com qual te identificas mais?

Sem dúvida que sim, são duas grandes paixões, embora sinta que em Portugal há pouca abertura para isso. No geral vêem-nos como “A apresentadora” ou “A actriz” e um trabalho bem feito não implica que o outro seja feito de forma pior, de qualquer forma considero que temos sempre mais aptidão para uma coisa do que outra!

6. Licenciada em Gestão de Empresas, o curso foi uma espécie de “plano B”?

Sim, o curso aconteceu numa altura fulcral da minha vida e foi uma fase muito especial, cresci muito, tive uma experiência muito gira de faculdade e acho que me deu ferramentas para a vida que uso muito no meu dia-a-dia, acho que dificilmente trabalharia na área de gestão, pois já descobri todo um mundo à volta da comunicação que adoro, mas pelo menos terei sempre essa mais-valia no meu currículo.

7. Sabemos que adoras viajar: Índia, Tailândia, Laos, Cambodja, Vietnam, etc… Essa é mesmo uma paixão? Qual a tua viagem de sonho? 

Sem dúvida que é a minha grande paixão! Desde os meus 15 anos que trabalhei para alimentar essa grande paixão e sem dúvida que valeram todos os cêntimos investidos, a minha viagem de sonho é inalcançável, pois o que eu queria mesmo era chegar ao fim da minha vida e poder dizer que visitei todos os lugares do mundo!  Mas agora ando de olho na América do Sul… Quem sabe, o próximo mochilão não passa por lá?!

8. A moda também está presente na tua vida. Tens um estilo muito actual, muito it-girl. O que mais gostas na moda e no teu estilo?

A moda é algo que me suscita muita curiosidade! Adoro saber quais as novas tendências, folhear revistas, passear nas lojas e perceber o que se vai usar, mas depois sou muito fiel ao meu estilo, visto o que gosto, seja actual ou já “passado de moda”, gosto de acessórios, acho que podem fazer toda a diferença num look, e no geral é mais nisso que aposto. Não sou escrava da moda nem me considero alguém que segue ou dita tendências, sobretudo, gosto de estar feminina, pratica e confortável.

9. És fã de exercício físico. Tens muito cuidado com o teu corpo? Fala-nos da tua rotina… 

Não sou fanática por exercício físico, tenho alguma consciência na necessidade de ser cada vez mais saudável! No geral, gosto de desportos de grupo ou com companhia. Gosto da sensação de estar a fazer desporto sem perceber! Ultimamente ando a seguir um guia de fitness de uma personai trainer australiana e tenho gostado imenso, chama se Kayla Itsines e apesar de ser super exigente, a verdade é que os resultados aparecem!

10. Adoras música e em 2016 temos mais uma edição do Rock in Rio. O que é a música para ti?

A música para mim é um amigo que nunca nos larga… Adoro mesmo música, adoro festivais, concertos e não dispenso música aos altos berros no carro, no duche, nas compras… Tenho sempre os meus headphones comigo e sempre que há algum tempo livre aproveito para ouvir música!

11. Quais são as tuas metas para 2016, agora que o ano está a terminar? Algum desejo que gostasses de ver realizado?

As metas são as mesmas que têm sido até hoje… Muito trabalho, muita saúde e estar perto de quem mais gosto! O ano de 2015 para mim foi muito especial, acaba em grande, a nível pessoal e profissional e só posso agradecer e pedir que 2016 seja tão bom como o ano que vai passar!

©starsonline®

{igallery id=9854|cid=4360|pid=78|type=category|children=0|addlinks=0|tags=|limit=0}

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here