Casa cheia para ver a história de amor que mudou Portugal

0

Hoje, 7 de Março, chega às salas de cinema portuguesas o filme ‘Snu’ e promete deixar-nos com uma enorme vontade de voltar a ter uma Snu Abecassis em Portugal. Uma mulher que rasgue preconceitos com a mesma força e naturalidade com que usa o bom senso e o coração.

‘Snu’ traz para o grande ecrã a história de amor e coragem que comoveu e escandalizou Portugal na década de 70, entre a editora dinamarquesa Snu Abecassis e o primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro.

Inês Castel-Branco interpreta Snu Abecassis, que fundou a editora Publicações Dom Quixote e desafiou a sociedade portuguesa da sua época ao assumir uma união de facto com Francisco Sá Carneiro, líder político e futuro primeiro-ministro, papel de Pedro Almendra. Realizado por Patrícia Sequeira, que assina aqui a segunda longa-metragem de ficção depois de “Jogo de Damas” (2016), o argumento é de Cláudia Clemente e contou com a consultoria histórica de Helena Matos, baseando-se nas biografias bem como em documentação da época dos factos históricos, políticos e pessoais à volta destas duas personalidades ainda de uma memória recente da História de Portugal.

Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro morreram a 4 de Dezembro de 1980, quando o avião Cessna em que viajavam se despenhou em Camarate, pouco depois de levantar voo de Lisboa. O acidente nunca foi completamente explicado, mas Patrícia Sequeira não o irá recriar, recordando aquando da rodagem que se trata de uma história de ficção a partir de factos reais e que o foco é uma história de amor que termina com a entrada no avião.

©Paulo Fernandes/starsonline©

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here