Actores foram ver exposição onde mudam de género pela arte

0

20 actores e actrizes e 11 estilistas foram desafiados pelo encenador e figurinista João Telmo a explorar o género, subvertendo-o e questionando-o, e o resultado traduziu-se na exposição “Gineceu Androceu” que foi inaugurada hoje, dia 11, e integrada no programa da ModaLisboa, que decorre até 13 de Março, no Pátio da Galé, Praça do Município, em Lisboa.

As fotografias foram protagonizadas por actores como Paulo Pires (que foi vestido pelos Storytailors), Diogo Amaral (por Miguel Vieira), Cristóvão Campos (por AWAYTOMARS) e por actrizes como Soraia Chaves (por Luís Carvalho), Filomena Cautela (por Nair Xavier), Benedita Pereira (também por AWAYTOMARS) ou São José Correia, que pousou nua.

A exposição nasceu “de uma vontade de subverter a forma como apreendemos o género e de questionar a identidade e o corpo através da fotografia e da moda”. O ponto de partida foi “o conceito de performatividade de género, proposto por Judith Butler no livro “Gender Trouble” (1990), “Gineceu Androceu” pretende contrariar a conjuntura heteronormativa e revelar que a apresentação do sexo não é uma realidade imutável. O género não se circunscreve somente à diferença biológica. É, inexoravelmente, uma via para uma leitura discursiva e identitária. Porque a feminilidade não pertence só às mulheres e a masculinidade não pertence só aos homens.”, diz o comunicado da exposição.

A exposição estará patente nos Paços do Concelho, Praça do Município, dias 11 (das 18h às 21h), 12 e 13 de Março (das 14h às 21h30). As fotografias vão estar à venda durante a exposição e 30% do valor angariado reverterá para a Abraço, associação que apoia pessoas que vivem com VIH-SIDA.

©starsonline®

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here