Caras conhecidas juntam-se para promover o BEM

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A Promoção do Bem volta a chamar pelos portugueses, com 50% do valor dos produtos solidários a reverter para quem mais precisa. As IPSSs CASA (Norte), APPACDM (Oeste), Aldeias de Crianças SOS (Lisboa a Vale do Tejo), Cruz Vermelha Portuguesa (Alentejo) e Refood (Algarve) são as novas beneficiárias desta iniciativa, obtendo financiamento para a implementação de projetos em áreas tão prementes como a reinserção social, a inclusão de deficientes, o apoio à criança, o combate à solidão e o combate à fome. Foram várias as caras conhecidas que participaram como voluntárias no evento de arranque deste projeto.

O projeto “Promoção do Bem” foi apresentado no passado dia 23 de novembro, numa iniciativa que contou com a participação de dezenas de voluntários que aceitaram o desafio do Lidl para uma tarde de trabalho na “Fábrica do Bem”, um espaço no Village Underground, em Lisboa, recriado exclusivamente para o efeito. Alda Gomes, Rui Santos, Dina Felix da Costa, Miguel Melo, Joana Cruz, Nuno Janeiro, Sofia Nicholson, Susana Arrais, Eunice Muñoz, Lidia Munõz, Maria Botelho Moniz, Miguel Costa, Ursula Corona, Adriano Toloza e Hélder Reis juntaram-se aos colaboradores Lidl e representantes de IPSSs apoiadas pela cadeia em projetos anteriores, para participar no arranque desta iniciativa, voluntariando-se para a elaboração de cabazes solidários a serem doados pelo Lidl às cinco IPSSs beneficiárias da Promoção do Bem – CASA (Norte), APPACDM (Oeste), Aldeias de Crianças SOS (Lisboa a Vale do Tejo), Cruz Vermelha Portuguesa (Alentejo) e Refood (Algarve), que poderão dar mais conforto e alegria aos seus beneficiários, neste Natal, graças a todos os voluntários que se juntaram à “Fábrica do Bem”.

Durante 4 semanas, de 27 de novembro a 24 de dezembro, as lojas Lidl terão um artigo por semana em promoção, em que 50% do valor da sua venda reverte para solidariedade através destas cinco instituições. Ao escolherem comprar, por exemplo, o azeite solidário, que estará em promoção e à venda por 2,99€, os clientes vão poder poupar cerca de 0,50€, contribuindo também para que 1,50€ seja devolvido à comunidade, em forma de donativo às IPSSs beneficiárias, para que possam concretizar projetos que vão melhorar a vida de milhares de pessoas. Para além do azeite, os artigos bolo rei, açúcar e café também estarão associados à “Promoção do Bem”.

De acordo com Vanessa Romeu, diretora de comunicação corporativa do Lidl “O sucesso da edição passada foi de tal forma, que este ano pretendemos repetir a proeza. Infelizmente há cada vez mais pessoas a precisarem de ajuda, e este projeto demonstra que ajudar o próximo não tem que ser uma coisa complicada ou dispendiosa; basta escolher de forma responsável. É simples e tão gratificante!” A responsável continua,”Queremos despertar essa consciência nos portugueses, contagiando-os a promover o bem. Não é por acaso que este ano os protagonistas da campanha de publicidade da Promoção do Bem são os voluntários das IPSSs beneficiárias; é a nossa forma de os homenagear e apresentar, para que outros sigam o seu exemplo”.

No âmbito da campanha Promoção do Bem do ano passado, o Lidl doou às IPSS beneficiadas cerca de 540 mil euros em forma produtos e valor monetário, dos quais 368 mil euros foram angariados durante as quatro semanas da campanha em loja, com a ajuda de 300 mil clientes. Um resultado que permitiu, entre outros projetos, a modernização da residência da ACREDITAR em Lisboa, ou a que a ACAPO desenvolvesse oficinas de apoio, ajudando as pessoas que cegam tardiamente a reaprenderem a viver com essa condição.

Este ano, será a vez do CASA (Norte), APPACDM (Oeste), Aldeias de Crianças SOS (Lisboa a Vale do Tejo), Cruz Vermelha Portuguesa (Alentejo) e Refood (Algarve) poderem ter financiamento para os seus projetos. O Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Dr. Francisco George, revela que “Ao comprarem os produtos solidários, os portugueses estarão a ajudar a Cruz Vermelha Portuguesa a desenvolver um projeto na área do combate à solidão, concretamente na zona do Alentejo, onde há muitos idosos a necessitar de apoio social”. Por sua vez, o Eng. Jorge Carvalho, Presidente do Conselho Diretivo das Aldeias de Crianças SOS adianta que a verba angariada será para “investir em meios técnicos que permitam duplicar o universo de famílias apoiadas”.

A responsabilidade social é parte integrante do ADN do Lidl Portugal e a empresa tem já um vasto histórico nesta área. Este ano a escolha das cinco IPSSs beneficiárias foi dada aos coloboradores Lidl, cuja seleção teve em conta a relevância e abrangência nas suas regiões administrativas. Pedro Pedrosa, Coordenador da Delegação CASA do Porto reconhece o envolvimento dos colaboradores, prestando-lhes o seu agradecimento “Muito obrigado ao Lidl e a todos os seus funcionários, pois foram estes que escolheram o CASA – Porto para apoiarem. A Promoção do Bem é o melhor prémio que poderia ser dado aos voluntários do CASA”. E Maria Madalena Cerveira, Presidente da APPACDM de Anadia afirma que “Esta parceria com o Lidl, contribuirá para a consolidação da missão da APPACDM de Anadia e de Soure, consubstanciando a qualificação e otimização de respostas sociais mais inclusivas.”

Sendo os portugueses verdadeiros fãs de promoções e descontos, o objetivo do Lidl, com esta campanha, é que eles fiquem também verdadeiramente fãs da cidadania e que tenham consciência que ao fazerem escolhas responsáveis, podem ajudar o próximo, e essa é, segundo Hunter Halder, da Refood, “a grande diferença”. O Presidente da instituição que resgata comida em perfeitas condições para a entregar a pessoas carenciadas destaca que “Esta iniciativa demonstra que é possível ajudar apenas através de escolhas socialmente responsáveis; é simples e eficaz!”

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